personagens de animadores brasileiros

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Joaquim 3 Rios



   Joaquim é animador, diretor de animação e produtor cinematográfico, expoente da produção áudio-visual brasileira dos anos 60 a 90.   
   Nascido em São Paulo, iniciou sua carreira em 1961, na Leo Pastro Produções, passando depois pela Linx, Documental, Magison, Prova e Blimp Filmes, trabalhando sempre como free-lancer, criando, animando e dirigindo filmes publicitários.
   A partir de 1969, criou, dirigiu e animou, as Vinhetas, Aberturas e Chamadas, que compunham o visual Gráfico da Rede Globo de Televisão.
   Criou, dirigiu e animou comerciais, filmes para a VILA SÉSAMO (Rede Globo).
   Em 1973, também realizou mais de uma hora de Desenhos Animados curtos, produzidos pela Blimp Film, voltados à educação infantil, para o programa Vila Sesamo.
   Em 1974 fundou a própria produtora com uma das melhores equipes de animação do Brasil e, até 1986, passou a produzir as Vinhetas da Rede Globo, que já obedeciam ao padrão atual.
   Fez também, Aberturas de Programas e Vinhetas para quase todas as Redes de Televisão Brasileiras, além de várias Sul Americanas.
   Um dos principais precursores do Motion Graphics no Brasil, quando não existiam os recursos digitais de hoje.
   Em cerca de 40 anos, realizou uma infinidade de filmes curtos, entre Comerciais, Institucionais, Educativos e de Entretenimento, sempre usando técnica cinematográfica.
Fez também os Títulos e Aberturas de inúmeros Documentários e Filmes de e Curta Longa metragem para o cinema e a televisão.
   Em 1991, animou os Bonecos do curta-metragem, ''Tomada 2'', de Julio e Adriana Munhoz, que concorreu ao Festival de Gramado.
   Desenvolveu várias técnicas de Trucagem, Efeitos Visuais e Animação Gráfica.
Preparou, treinou e revelou inúmeros profissionais, que hoje atuam com destaque, nas diversas áreas do Cinema de Animação, incluindo o Vídeo e a Computação Gráfica.
   Na década de 1990 passou a dedicar-se exclusivamente à formação e treinamento de mão de obra especializada em Animação e Efeitos Visuais Cinematográficos, através de Palestras, Cursos, Workshops e Oficinas de vários níveis, em Faculdades e Escolas.

   Joaquim 3 Rios fala sobre a carreira para o programa Animania

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário