personagens de animadores brasileiros

domingo, 21 de agosto de 2011

Ruy Perotti

    Ruy Perotti Barbosa (Valença do Rio, 1937São Paulo, 18 de setembro de 2005), foi um autor de histórias em quadrinhos, ilustrador, cineasta de animação e empresário brasileiro, criador dos personagens: Sujismundo, Satanésio, Variguinho, entre outros. 
   Foi sócio-proprietário da Lynxfilm, estúdio de desenho animado pioneiro no Brasil.
   Aos 19 anos, ingressou na EBAL (Editora Brasil-América), de Adolfo Aizen, como desenhista de histórias em quadrinhos.
   Em 1958 fundou como um dos sócios, a Lynxfilm, empresa pioneira na animação publicitária no Brasil, que produziu mais de 1.500 comerciais, entre eles, os primeiros filmes da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, comerciais da Varig, a campanha do Sugismundo, entre muitos outros.
   Trabalhou durante mais de vinte anos como diretor de animação na Lynxfilm, onde capitaneava mais de 50 animadores e assistentes de animação, Perotti produzia cerca de 30 filmes publicitários por mês.
   Em 1975, tornou-se diretor de criação da Editora Abril, e logo depois, Vice-Diretor Editorial e Diretor de Promoções. É nessa fase que cria seus principais personagens nos quadrinhos, Satanésio e Gabola.
    Dessas campanhas, surgiram personagens que se tornaram lenda na propaganda brasileira: o Sujismundoum carequinha simpático. Foi no início da década de 1970, em campanhas maciças, entre 1971 e 1972, em 4 filmes de 60 segundos para TV, rádio, camisetas e outdoors, que Sujiamundo, foi amplamente divulgado.
    O personagem foi feito para combater a falta de higiene e a sujeira, promovido pelo governo federal. 



    Sujismundo chegou a causar polêmica, na época, de tão simpático que era, ficou tão conhecido que acabou virando tema de gozação: as pessoas sem muito cuidado ou sem muita preocupação com a limpeza passaram a ser identificadas como Sujismundos.  
        

       Segundo filme da campanha de limpeza promovida pelo governo militar, estrelada
pelo Sujismundo:


   Sujismundinho, o filho do Sujismundo, está no terceiro filme da campanha.











   Sob sua direção,a Lynxfilm foi responsável pelas primeiras campanhas de TV com a Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa
   Outro sucesso foi o Variguinho, que rendeu  uma revista em quadrinhos, animação para publicidade e produtos de licenciamento para Varig.

    O Tucano da Varig causou sensação nos filmes publicitários, em meados da década de 1970, como mascote da empresa aérea.      



   Como eles, Urashima TaroSeu Cabral e Dom Quixote foram personagens que apareceram na TV para todo o Brasil, sob a direção de Ruy. 



   Os comerciais dos Cobertores Parayba, feitos por Perotti, marcaram época no Brasil.



   Outro comercial que ficou na memória, foi o das Casas Pernambucanas.



   Ruy Perotti também foi nome importante no mercado editorial. Por mais de 20 anos, foi Diretor de revistas Infanto-Juvenis na Editora Abril. Nela, foram criados sucessos como Recreio (na época, a revista tinha como chefe de redação Ruth Rocha e muitas edições ilustradas por Renato Canini, entre outros) e Alegria.
   Mas foram SatanésioGabola os seus personagens mais conhecidos em quadrinhos.

   Satanésio é um "diabão", que estreou na revista Crás, tendo logo em seguida, ganhado uma revista própria. Satanésio fica triste pelo fato de ninguém mais ir ao inferno, já que os humanos transformaram o próprio planeta num lugar similar. Ele resolve dar um pulo "no andar de cima" para conseguir clientes. Constantemente desmoralizado,  acaba descobrindo que é apenas um amador, tendo até que agüentar um anjo da guarda que quer protegê-lo, o Anjoca. Os roteiros do autor buscavam sempre uma crítica social, os desenhos teêm um  traço moderno até hoje. Tem conteúdo para virar uma série animada.




    
Perotti explorava, de modo singular, os personagens nas histórias do Satanésio, com liberdades criativas que levaram o atrapalhado diabo, no último número, a queimar as páginas de seu próprio gibi. E ainda dispara: "revista imbecil, onde sempre levo a pior", para logo em seguida tomar um verdadeiro banho numa chuva provocada pelo Anjoca.

   O Gabola, é um macaco que possui um maracá mágico e mora em um coreto. A revista foi publicada pela editora Abril.

                                                        

   Perotti ministrou aulas, inclusive na ECA-USP, e trabalhou nas maiores editoras do Brasil.
   Ruy Perotti será sempre lembrado pelos profissionais que com ele trabalharam ou que leram muitos de seus quadrinhos.
   Seu filho Guilherme Alvernaz seguiu os seus passos e hoje, é sócio-proprietário da Oca Filmes, empresa produtora de animação. A Oca produziu uma animação 3D, para um cartão de natal, onde eles resgatam o personagem mais famoso de Perotti, o Sugismundo.



    Ruy Perotti fez História, marcou seu tempo, deu seu recado e deixará saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário