personagens de animadores brasileiros

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Rodolfo Damaggio

 Seu pai nasceu em Nápoles na Itália e emigrou com sua família para o Brasil depois da guerra. Ele tinha uma loja e em seu tempo livre, pintava a óleo e ficava feliz em desenhar qualquer coisa que Rodolfo pedia.
   Damaggio  estava cercado por arte e minha mãe sempre me incentivou. Seu interesse cresceu por desenho animado, e quando era adolescente um amigo lhe apresentou revistas de quadrinhos como Asterix e Tin Tin.
  Na escola tinha interesse precoce na arte-final dos desenhos animados e nas histórias e  logo estava copiando tudo.
   Durante esses anos, era um grande fã dos filmes de animação da Disney e sonhava em um dia possuir seu próprio estúdio.
   Ele começou a fazer animações simples, mas encontrar livros sobre o assunto foi difícil no Brasil, e ele ficava fazendo animações nos cantos de seus livros escolares.
   Um dia foi ver o filme Star Wars, tinha 12 anos de idade e o filme teve alto impacto em ua vida. No dia seguinte, ele projetou e construíu sua própria nave espacial com madeira balsa de seu pai', pintada.
   Ele tinha certeza de que algum dia, de alguma forma, ia trabalhar em coisa parecida ...mas ele vivia em Ribeirão Preto, interior de São Paulo e só em sonho poderia participar das grandiosas produções de Hollywood. 
   Ele economizou dinheiro e já adulto foi por conta própria para os Estados Unidos. Seu objetivo era trabalhar na Industrial Light&Magic, a empresa de George Lucas. 



   De início, sem conseguir seu objetivo, entrou na indústria de Comics. Ele não tinha agentes e seus trabalho foram rejeitados pela Marvel e DC. 



   Em 1991 durante uma convenção em San Diego, Califórnia, foi descoberto pelo desenhista Neal Adams e convidado para trabalhar em sua editora Continuity Comics. Lá Damaggio desenhou dois gibis da Samuree, uma heroína ninja e logo conseguiu encomendas da DC para ilustrar a revista do Arqueiro Verde. 




   A partir dai se firmou nos comics e fez adaptação de filmes para quadrinhos como Batman e Robin de Joel Schumacher. 
   Logo entrou para a área de storyboards em Hollywood e atualmente é um prestigiado artista nesse segmento, com participação em obras como Homem de Ferro Indiana Jones.



   Rodolfo é um ilustrador prestigiado e especializado em story boards e desenhos conceituais para filmes, trabalhou em grandes projetos de Hollywood, e seus desenhos de longe lembram os rabiscos que costumam ser os story boards, são verdadeiras obras de arte, como: O Lobisomem, 2010.Posseidon, 2008.O Livro de Eli, 2010.Missão: Impossível 3, 2006. Jurassic Park 3, 2001.Quarteto Fantástico 2Hulk de Ferro, 2008.





                                       Mais informações no site: web.me.com/damaggio



Um comentário:

  1. Olá me chamo Andréa Moro no estado de São Paulo interior tenho um quadro que está a anos em minha família assinado por G.Damaggio tela pintada a óleo moldura em madeira

    ResponderExcluir