personagens de animadores brasileiros

sábado, 20 de agosto de 2011

Roberto Miller



   Cineasta, radialista e diretor de animação. Roberto Miller, nasceu em São Paulo e passou a ser conhecido como o "feiticeiro das imagens" devido às animações experimentais que realizava. 
   Roberto foi sócio-fundador da ASIFA (Association International du Film d'Animation) e foi discípulo do grande animador de vanguarda Norman McLaren, que foi seu mestre no Canadá, no renomado National Film Board. 
  Um realizador que transpõe décadas com uma animação bem particular, Miller foi precursor de uma nova corrente dentro da animação brasileira que explorou a animação abstrata e experimental. 
   Influenciado pelo animador Norman Mc Laren, volta de um estágio no Canadá na National Film Board e no final dos anos 50 realiza diversos filmes experimentais com a animação feita diretamente na película. 


   Novamente no Brasil, Roberto Miller retomou os projetos iniciados e com uma lupa e pincéis, passou a freqüentar o Centro Experimental de Ribeirão Preto no Estado de São Paulo, fundado por Rubens Lucchetti e Bassano Vaccarini. 
   Foi quando produziu e dirigiu animações importantes tais como: 
"Sound Synthetic",
"Till Ton Special", 
"Rock and Roll",
"Sinfonia Moderna" 
"Sound Abstract".


   A grande influência do mestre Norman Mc Laren o fez criar diversos curtas animados experimentais e propagandas em animação para a TV, acumulando prêmios e homenagens no Brasil e na Alemanha.


                                      




Rumba (1957)   
Miller ganhou notoriedade com o prêmio do filme: a medalha de prata no festival de Lisboa 

Sound Abstract 
(medalha de ouro /prata?  festival Bruxelas/1957), prêmio Saci de São Paulo/1958 e menção honrosa no festival de Cannes/1958) 

Boogie Woogie (menção honrosa no festival de Cannes/1959,)

Ele seguiu atuando com as suas animações abstratas como 
O Átomo Brincalhão(1967) 
Balanço (1968), 
Carnaval 2001 (1971), 
Can-can (1978), 
Ballet Kalley(1981), 
Biscuit (1992), dentre outros.

   Apesar da força de sua produção, o Centro experimental de Ribeirão Preto logo se dilui, e Miller passa a dedicar-se à criação de títulos para apresentação de filmes brasileiros como Lampião, Rei do Cangaço

   Ele também dirige o primeiro programa de animação da Tv Brasileira, o Lanterna Mágica, da TV cultura da São Paulo. 

   Ainda assim não pára de produzir seus curtas. Seus trabalhos caracterizam-se pela experimentação rítmica, sonora e formal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário