personagens de animadores brasileiros

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Carlos Saldanha, sucesso nos EUA

   Apesar de obter mais sucesso no exterior, sobretudo nos Estados Unidos, Carlos Saldanha faz parte da história da animação brasileira. 


   Ainda estudante, fez o curta-metragem Time for Love (1994), que conta a história de amor entre um casal de bonecos de madeira de um relógio cuco, com o qual ganhou o prêmio na categoria voto popular no festival canadense Images du Future e o de melhor animação em computação gráfica no Festival Internacional de Animação por Computador de Genebra, na Suíça. Time For Love já havia chamado a atenção de Chris Wedge, instrutor do mestrado na NYSVA, que estava fazendo comerciais em sua nova produtora independente, a Blue Sky. 


   Em 1993, Carlos Saldanha foi convidado para trabalhar na Blue Sky. 


   Foi animador em Bunny (1998), e ganhador do Oscar de melhor curta-metragem de animação.


   Em Joe's Apartment (1996) atuou como Supervisor de animação dos diálogos e da dança das baratas.



   Em 2002 dirigiu ao lado de Chris Wedge, o longa A Era do Gelo que recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Filme de Animação, e ganhou o prêmio Adoro Cinema 2002 de Melhor Filme de Animação.



   Após A Era do Gelo, quando a equipe estava parada, teve a idéia de fazer Gone Nutty (2003), que ganhou o primeiro lugar no Los Angeles Art Film Festival. 



   Carlos dirigiu também Robots (2004)



    Saldanha dirigiu também A Era do Gelo 2 (2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário