personagens de animadores brasileiros

sábado, 20 de agosto de 2011

Anélio Latini

   Em 1953 o primeiro filme de longa metragem de animação brasileiro, Sinfonia Amazônica, teve de se adaptar tecnicamente aos limitados recursos que possuía. Realizado em “estúdios” improvisados na casa onde Anélio residia, o filme foi produzido em preto e branco com películas de tipos diferentes e de baixa qualidade. A maior limitação, no entanto, foi humana. Enquanto em grandes animações estrangeiras eram, na época, utilizados cerca de 400 animadores, o artista trabalhou sozinho na concepção, preparação e elaboração dos personagens e dos cenários.


     

   Para que o filme ganhasse vida, realizou diversos esboços e mais de 500 mil desenhos além de todo o processo de animação e a cópia dos desenhos para lâmina de celulóide. Para criar a noção de profundidade, pintou o cenário em diversas cores que foram em seguida filtradas. 

   A música também foi outro aspecto limitador. Sem autorização para utilizar as músicas brasileiras que desejava, Anélio teve de recorrer a compositores internacionais que já haviam caído em domínio público. Foi ainda responsabilidade de Anélio a sincronização entre música e movimentação dos personagens. Para tanto, criou um recurso que através de “folhas de sincronização” comparava os intervalos das notas na partitura aos movimentos dos personagens nas folhas de papel em um cálculo extremamente meticuloso. "Todo o esforço e dedicação de Anélio foram compensados com a criação de um relato lírico e singular sobre a riqueza lendária da região amazônica". 

   O filme teve influência do estilo Disney e deu ao Brasil, destaque no exterior, recebendo os troféus Estatueta Saci de Cinema, de 1954, prêmio do jornal “O Estado de São Paulo”, prêmio da Comissão Nacional do Folclore da UNESCO, Prêmio do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC), prêmio estatueta “O índio”, do Jornal de Cinema e prêmio do Festival Nacional Cinematográfico do Rio de Janeiro. Apesar disso, o filme gerou muitas despesas com publicidade, cartazes, fotos, e não deu retorno financeiro após as exibições.   

   Quando Lattini tentou relançar em 1977, Sinfonia Amazônica se deparou com uma lei brasileira que proíbe o relançamento de filmes nacionais depois da primeira censura de cinco anos. Foi alegado que isso iria diminuir o interesse por novas produções. Primeiro longa animado no Brasil: Sinfonia amazônica.

                                            Horácio Young começou a animar com Anélio.

Os Azares de Lulu (1940)
   Um cachorro trapalhão se perde nas ruas e briga com um macaco, e acaba ganhando graças aos seus conhecimentos em capoeira. Com muito humor o filme tem muitas lutas com linguagem parecida dos primeiros games de combate, surgidos anos mais tarde. 
    Anélio realizou o curta com produção de seu irmão Mário Latini. 

A Raiva / Os Dentes / Maneco, o Sabido (1952)
   Filme feito para o serviço Especial de Saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário